Paróquia Ortodoxa “São João Crisóstomo”
(Arcediocese de Espanha e Portugal, Patriarcado de Moscovo)
História
A comunidade ortodoxa de Cascais iniciou a sua fundação no ano de 2004, sendo formada por imigrantes provenientes da Moldávia, Ucrânia, Rússia, Roménia e outros países, porém a sua constituição oficial foi no dia 26 de novembro de 2006. Obteve como local de culto a capela “Ermida Nossa Senhora da Conceição dos Inocentes”, localizada na Rua Frederico Arouca Nº 105, 2750-327 em Cascais.
Tendo em conta que a primeira missa celebrada nesta igreja honrou o São João Crisóstomo, a paróquia elegeu como padroeiro este poderoso jerarca e doutor da igreja, comemorando todos os anos a sua festa a 26 de novembro.
A capela Ermida Nossa Senhora da Conceição dos Inocentes, local onde decorre a celebração da missa da comunidade ortodoxa de Cascais, foi construída em 1634, em memória a um naufrágio que teve lugar próximo ao ano de 1609.
No dia 1 de novembro de 1755, quando se fez sentir o grande terramoto e tsunami que devastou toda a costa de Cascais até Lisboa, a capela, e todos os seus fiéis que se encontravam naquele momento no seu interior, de forma milagrosa, sobreviveram, apesar desta localizar-se mesmo no litoral.
Na segunda metade do século XX, a igreja foi totalmente restaurada, porém não era utilizada como local de culto permanente. Por este motivo, a comunidade católica romana de Cascais atrubuiu-a à comunidade ortodoxa para utilização das suas instalações.
A apenas 1km da atual igreja, a comunidade ortodoxa de Cascais comprou um terreno para a construção de uma igreja com traços arquitetónicos característicos das igrejas ortodoxas.
De momente, a paróquia serve como a capela episcopal para o bispo responsavel do Vicariato de Portugal – Dom Pedro (Mihail Pruteanu), que tambem é o pároco honorífico da comunidade.